top of page

#10 | Newsletter do PSOL de São Paulo

  • imprensa5967
  • há 5 dias
  • 4 min de leitura

Apresentação


Seja bem-vinda(o) à newsletter do PSOL na cidade de São Paulo!


Aqui vamos compartilhar as novidades do partido na capital. Agendas, notícias, resoluções partidárias, ações da nossa bancada na Câmara de Vereadores, além de destaques sobre os principais problemas da cidade.


É hora de fortalecer nossa luta. Militante bem informado está mais preparado para os desafios futuros! Esperamos que esse novo instrumento ajude a circulação de informações e a organização partidária.


Toda semana no seu e-mail! Divulgue, cadastre-se. Boa leitura!



Movimentos de Moradia vão às ruas contra onda de despejos em São Paulo


No dia 11 de junho, às 14h, será realizado o Ato Unificado Despejo Zero, com concentração na Praça da República e caminhada até o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Convidamos todos os movimentos populares de moradia a ocupar as ruas com faixas, bandeiras e mobilização coletiva. É hora de fortalecer a unidade das lutas em defesa da moradia digna.




Boulos inicia caravana para organizar “Contra-Ataque" e mobilizar a esquerda rumo a 2026

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) deu início, na última quinta-feira (5), à caravana “Contra-Ataque", uma iniciativa que percorrerá 15 estados brasileiros até agosto. O objetivo é organizar e mobilizar movimentos sociais, sindicais e populares, contemplando toda a militância de esquerda, para construir uma estratégia unificada de resistência e avanço diante da crescente ofensiva da extrema-direita no país.


A primeira parada ocorreu em São José do Rio Preto (SP), onde Boulos se reuniu com estudantes, ativistas culturais e lideranças locais. Ao longo de junho, a caravana passará por outras cidades paulistas, como São Carlos, Campinas, Araraquara e Taboão da Serra, antes de seguir para outros estados.

Entendo mais sobre essa iniciativa aqui.



Bancada Feminista do PSOL propõe projeto para vetar nomes de feminicidas em ruas de São Paulo

A Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo apresentou um projeto de lei que visa proibir a nomeação de ruas e logradouros públicos com nomes de pessoas condenadas por feminicídio. A proposta também prevê a renomeação de vias que atualmente homenageiam autores desse crime.


O projeto propõe a alteração da Lei Municipal nº 14.454/2007, que estabelece critérios para a denominação de logradouros públicos, incluindo a proibição de homenagens a pessoas condenadas por feminicídio.


A iniciativa surgiu a partir do trabalho da historiadora e urbanista Maíra Rosin, que identificou ruas em São Paulo que homenageiam homens responsáveis por assassinatos de mulheres.


Saiba mais detalhes aqui.



Justiça Eleitoral cassa mandato de Rubinho Nunes por divulgar laudo falso contra Boulos

No último dia 30 de maio, a Justiça Eleitoral de São Paulo cassou o mandato do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) e o declarou inelegível por oito anos, devido à divulgação de um laudo médico falso que atribuía ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) o uso de drogas e um surto psicótico. A publicação ocorreu nas redes sociais de Nunes em 4 de outubro de 2024, dois dias antes do primeiro turno das eleições municipais.


A sentença, proferida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, considerou que Nunes fez uso indevido dos meios de comunicação social ao compartilhar o laudo falso, originalmente publicado pelo então candidato à prefeitura Pablo Marçal (PRTB). A decisão destaca que, apesar de a postagem ter permanecido no ar por apenas 26 minutos, ela alcançou ampla repercussão, com 3.769 curtidas, e potencialmente impactou o eleitorado em um momento crucial da campanha.


Entenda mais sobre a cassação.



Deputadas na Alesp sofrem ameaças graves de violência, com tom misógino, racista e capacitista

No último dia 31 de maio, as 24 deputadas estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) receberam um e-mail coletivo com ameaças de morte, estupro e invasão armada ao prédio da Casa. A mensagem, de teor misógino, racista e capacitista, citava nominalmente algumas parlamentares, incluindo as deputadas do PSOL Mônica Seixas das Pretas, Paula da Bancada Feminista e Ediane Maria.


O autor do e-mail se identificou como "masculinista" e afirmou ter enviado a mensagem com "criptografia militar", declarando que está "no esgoto da Grande SP" e que só emergirá para praticar atos de terrorismo contra seus alvos.


Saiba mais sobre mais esse absurdo.



Cultura | “Cinema de Resistência: Um olhar sobre o Brasil invisível”: mostra gratuita no CCBB-SP celebra a cineasta Lúcia Murat com 34 obras

Entre os dias 4 e 29 de junho, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) apresenta a mostra gratuita "Cinema de Resistência: Um Olhar sobre o Brasil Invisível", dedicada à obra da cineasta brasileira Lúcia Murat. Serão exibidos 34 trabalhos da diretora, incluindo longas-metragens, médias, curtas e episódios em vídeo, que abordam temas como a ditadura militar, feminismo, desigualdade social e os direitos dos povos originários.


A abertura da mostra, no dia 4 de junho, às 18h, contou com o debate "Ditadura e Memória", que reuniu a própria Lúcia Murat, a jornalista e ex-presa política Amelinha Teles e a cineasta Tata Amaral, com mediação do crítico Luiz Carlos Merten. O encontro discutiu as experiências vividas durante o regime militar e a importância da memória na construção da democracia.


Confira mais informações sobre a mostra aqui.

Comments


bottom of page