#12 | Newsletter do PSOL de São Paulo
- imprensa5967
- 24 de jun.
- 4 min de leitura

Newsletter do PSOL | 12ª Edição
Toda semana, por aqui e no seu e-mail.
Boa leitura!
29ª Parada LGBT+ SP reforça dignidade e visibilidade ao discutir envelhecimento

No domingo (22), a maior Parada LGBT do mundo — realizada na Avenida Paulista — debateu um tema pouco abordado até então: o envelhecimento da população LGBTQIA+. O evento uniu a celebração ao protesto político, levando à tona pautas urgentes por políticas públicas acolhedoras para pessoas LGBT+ idosas.
O tema “Memória, Resistência e Futuro” foi destaque desde o início, com apresentações emocionantes: nos carros de som, a drag Helena Black e integrantes da Associação EternamenteSOU, que atua pela dignidade das pessoas LGBT+ a partir dos 50 anos, deram voz ao sentimento coletivo.
Saiba mais sobre o ato aqui.
Solidariedade ao povo Palestino e rompimento de relações com Israel

No último dia 15 de junho, milhares de pessoas marcharam em todo o mundo em solidariedade ao povo Palestino, que há mais de 600 dias sofre com o genocídio cometido pelo estado de Israel. Em São Paulo, mais de 20 mil pessoas foram às ruas para lutar em defesa dos palestinos e pedir ao governo brasileiro o fim de todas as relações com o estado genocida de Israel. O PSOL São Paulo marcou presença com militância, e nossos parlamentares também estiveram nas ruas pela Palestina Livre.
Desde o dia 7 de outubro de 2023, o mundo está vendo um genocídio sendo televisionado, já são mais de 50 mil mortos, sendo 70% de mulheres e crianças. Com o apoio de Donald Trump e da mídia tradicional, o governo de extrema direita de Netanyahu avança cada vez mais com sua limpeza étnica, deixando claro que só vai parar quando exterminar todo o povo palestino da faixa de gaza. O Brasil tem tido um papel muito importante na denúncia dos crimes cometidos por Israel, e a fala de Lula denunciando o genocídio foi fundamental no apoio a todas e todos os Palestinos que são massacrados todos os dias.
Veja o posicionamento completo aqui.
Caravana “Glauber Fica” chega a São Paulo para fortalecer resistência pelo mandato popular do parlamentar

A Caravana Nacional “Glauber Fica” desembarcou em São Paulo na segunda-feira (24), marcando o encerramento da fase paulista da mobilização iniciada em maio pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). Após percorrer 23 estados, o tour chega à capital com um evento marcado para as 18h, no auditório do Prédio de História e Geografia da USP Butantã, com a participação de parlamentares, militantes e lideranças da esquerda.
A caravana nasceu em defesa do mandato de Braga, ameaçado por um processo de cassação na Câmara dos Deputados após um incidente durante um evento em abril de 2024. O deputado é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter chutado um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) após agressões verbais a sua falecida mãe. A estratégia de viajar pelo país visa denunciar o que o PSOL considera uma retaliação política e articular apoios à permanência do parlamentar no Congresso.
Saiba mais detalhes do ato aqui.
PSOL no Bairro: Regional Norte organiza primeira reunião aberta em 5 de julho

O PSOL São Paulo convida toda a sua militância para a primeira reunião aberta da Regional Norte, parte da nova política PSOL no Bairro. O encontro está previsto para ocorrer no próximo sábado, 05 de julho, às 14 horas, no CDC Vinoca, na Vila Nova Cachoeirinha. A regional também é composta pelos bairros do Jaçanã, Tremembé, Mandaqui, Santana, Tucuruvi, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.
A iniciativa PSOL no Bairro tem como objetivo fortalecer a presença do partido nos territórios, promovendo a organização de núcleos de base e ampliando o diálogo com movimentos sociais, entidades e a população local. Conforme destacado pela direção municipal do PSOL, “a construção de núcleos de base é fundamental para o enraizamento do PSOL nas comunidades, permitindo debates sobre temas de atualidade política, realização de cursos de formação e impulsionamento das atividades decorrentes das diretrizes partidárias”.
Confira mais detalhes deste encontro.
Pesquisa revela preferência dos trabalhadores pela CLT, mesmo com salário menor

Uma recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 21 de junho, revela que 67% dos brasileiros preferem um emprego com carteira assinada, mesmo que ganhem menos, em comparação a um trabalho informal com remuneração superior. O estudo, realizado entre os dias 10 e 11 de junho com 2.004 pessoas em 136 municípios, mostra que apenas 31% optariam pela informalidade, enquanto 2% não souberam responder.
Embora a pesquisa mostre recuo em relação a 2022 — quando 77% dos participantes preferiam a CLT —, o dado atual ainda evidencia a força do vínculo formal no imaginário dos trabalhadores.
Acesse a matéria completa.
Cultura | Feira do Livro de SP entra para o calendário oficial e consolida espaço gratuito de leitura

Entre 14 e 22 de junho, a Feira do Livro de São Paulo atraiu milhares de pessoas à Praça Charles Miller, no Pacaembu, em sua quarta edição. O festival literário tornou-se um dos principais eventos urbanos da capital ao reunir editoras, autores e leitores em debates, oficinas e programação infantil — e agora ganha ainda mais força ao ser incluído com lei própria no Calendário Oficial de Eventos de São Paulo, sancionada em 17 de junho.
O projeto (Lei 18.274/2025) foi apresentado pelas vereadoras Keit Lima (PSOL), Renata Falzoni (PSB) e Marina Bragante (REDE), organizadas em torno da proposta de transformar o festival em evento perene em feriado de Corpus Christi, com possibilidade de expansão. A oficialização representa um passo institucional importante, pois fortalece o apoio público e consolida a feira como instrumento de democratização cultural.
Veja mais informações sobre a feira aqui.
Comments