top of page

#5 | Newsletter do PSOL de São Paulo

  • imprensa5967
  • 6 de mai.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de mai.

ree

Apresentação 


Seja bem-vinda(o) à newsletter do PSOL na cidade de São Paulo!


Aqui vamos compartilhar as novidades do partido na capital. Agendas, notícias, resoluções partidárias, ações da nossa bancada na Câmara de Vereadores, além de destaques sobre os principais problemas da cidade.


É hora de fortalecer nossa luta. Militante bem informado está mais preparado para os desafios futuros! Esperamos que esse novo instrumento ajude a circulação de informações e a organização partidária.

 

Toda semana no seu e-mail! Divulgue, cadastre-se. Boa leitura!


PSOL no Bairro: Regional Leste 1 realiza primeira reunião aberta em Sapopemba

ree

No próximo sábado, 10 de maio, às 10h, o PSOL São Paulo convida a todas e todos para a primeira reunião aberta da Regional Leste 1, dentro da iniciativa PSOL no Bairro. O encontro será realizado na Comunidade Santa Rosa de Lima, localizada na Rua Serro Frio, 318 – Jardim Adutora, próxima à Estação Sapopemba do Monotrilho (Linha 15 Prata). O PSOL no Bairro é uma iniciativa que tem como objetivo aproximar o partido das lutas e demandas populares nos territórios. A Regional Leste 1 compreende os bairros do Sapopemba, Aricanduva, Carrão, Iguatemi, São Lucas, São Mateus, São Rafael, Vila Formosa e Vila Prudente.

Saiba mais sobre o encontro aqui.


Trabalhadores ocupam a Avenida Paulista no 1º de Maio pelo fim da escala 6x1​


ree

Neste último 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a Avenida Paulista foi tomada por milhares de manifestantes que exigiram o fim da escala 6x1 — regime que impõe seis dias consecutivos de trabalho para apenas um dia de descanso. O ato, convocado por movimentos sociais, centrais sindicais e pelo PSOL, marcou o primeiro grande protesto de rua após a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que propõe a revisão dessa jornada, alcançar o número mínimo de assinaturas para tramitar no Congresso. ​


Com faixas estampando frases como “Não à escala 6x1” e “Pela vida além do trabalho”, o protesto contou com a presença de movimentos como o Vida Além do Trabalho (VAT), MTST, MST e CUT. A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), autora da PEC, destacou em seu discurso que “outros países do mundo, com economias fortes, já mudaram a sua escala de trabalho e seguem firmes”, ressaltando que a diminuição da jornada melhora a produtividade, pois o trabalhador está descansado. ​


Entenda mais detalhes do ato aqui.


Lula propõe debate sobre fim da escala 6x1


ree

No último 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em rede nacional, a intenção de promover um debate sobre a revisão da jornada de trabalho 6x1 — seis dias de trabalho para um de descanso. A proposta visa equilibrar a vida profissional e pessoal dos trabalhadores, buscando um modelo mais justo e sustentável.


Saiba mais aqui


PSOL denuncia racismo na Câmara: Luana Alves aciona Corregedoria contra Cris Monteiro


ree

Na última semana, a vereadora Cris Monteiro (NOVO) foi protagonista de um show de horrores na Câmara de São Paulo, em que usou o plenário em meio à votação pelos direitos dos servidores, para fazer falas racistas. A vereadora Luana Alves (PSOL) protocolou uma representação na Corregedoria da Casa contra a vereadora Monteiro, para que o caso não passe impune.


Durante a sessão, ao se referir à fala de Luana Alves, Monteiro afirmou que “não era possível conversar com quem não entende”, e também que “uma mulher bonita, branca e rica” incomodava os presentes.


Entenda mais sobre o caso.


Nota em apoio à greve dos servidores públicos do munícipio de São Paulo


ree

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vem à público manifestar seu apoio total e irrestrito à greve das servidoras e servidores públicos do município de São Paulo. 


É inadmissível o aumento proposto pelo prefeito Ricardo Nunes e enviado à Câmara Municipal de São Paulo a toque de caixa. São Paulo possui um orçamento projetado para 2025 que ultrapassa os 120 bilhões de reais, é o maior orçamento da história e a prefeitura que diz valorizar seu quadro apresenta um aumento parcelado de 2,6% para maio de 2025 e 2,55% para maio de 2026. Ao mesmo tempo em que nega reajuste digno aos servidores públicos, a Câmara dos vereadores aprovou aumento de 37% para seus próprios membros. Uma vergonha!


O PSOL reafirma que a greve é um direito constitucional e repudia toda a quebra de decoro feita por parlamentares da extrema direita durante o processo de votação ocorrido essa semana na Câmara Municipal.


Leia a nota na íntegra aqui.


Prefeitura de São Paulo transforma espaço sob o Minhocão em estacionamento e remove ciclofaixas


ree

A recente decisão da Prefeitura de São Paulo de converter áreas sob o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, em estacionamentos tem sido denunciada continuamente na última semana. A medida, que resultou na remoção de ciclofaixas existentes, foi implementada sob a liderança do vice-prefeito Ricardo Nunes, Coronel Mello Araújo, com o objetivo declarado de aumentar a oferta de vagas de estacionamento na região central da cidade.​


A iniciativa tem sido contestada por vereadores e organizações da sociedade civil, que argumentam que a remoção das ciclofaixas compromete a segurança dos ciclistas e contraria políticas de incentivo à mobilidade sustentável. Ações judiciais foram movidas para barrar a transformação do espaço, alegando falta de consulta pública e desrespeito às diretrizes do Plano Diretor Estratégico da cidade.​


Entenda aqui o que está em jogo. 


V Feira Nacional da Reforma Agrária acontece em São Paulo com cultura, debate e alimentos saudáveis


ree

A cidade de São Paulo será, mais uma vez, o centro de uma grande celebração da luta pela terra: entre os dias 8 e 11 de maio, o Parque da Água Branca recebe a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com a presença de assentamentos e acampamentos de todas as regiões do Brasil, a feira reunirá mais de 1.700 produtos agroecológicos e artesanais, promovendo a conexão entre campo e cidade por meio da alimentação saudável, da cultura popular e do debate político.


A programação é diversa e inclui shows, rodas de conversa, atividades infantis, a tradicional Culinária da Terra — com pratos típicos regionais —, além do Festival “Terra, Arte e Pão”, que ocupará o palco principal com apresentações musicais de artistas engajados com a luta popular. A entrada é gratuita, e toda a renda obtida com a comercialização dos produtos será revertida para fortalecer os territórios de reforma agrária.


Mais informações sobre o evento aqui.

Comentários


bottom of page