#6 | Newsletter do PSOL de São Paulo
- imprensa5967
- 12 de mai.
- 4 min de leitura

Apresentação
Seja bem-vinda(o) à newsletter do PSOL na cidade de São Paulo!
Aqui vamos compartilhar as novidades do partido na capital. Agendas, notícias, resoluções partidárias, ações da nossa bancada na Câmara de Vereadores, além de destaques sobre os principais problemas da cidade.
É hora de fortalecer nossa luta. Militante bem informado está mais preparado para os desafios futuros! Esperamos que esse novo instrumento ajude a circulação de informações e a organização partidária.
Toda semana no seu e-mail! Divulgue, cadastre-se. Boa leitura!
Dia Nacional Marielle Franco: Câmara analisa projeto que institui data de combate à violência política

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 1086/23, apresentado pelo Poder Executivo, que propõe a criação do Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça, a ser comemorado anualmente em 14 de março — data que marca o brutal assassinato da vereadora e liderança histórica do PSOL no Rio de Janeiro.
O projeto, assinado pelas ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Anielle Franco (Igualdade Racial), irmã de Marielle, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as violências enfrentadas por mulheres, especialmente negras, no ambiente político. A proposta destaca que o assassinato de Marielle Franco evidenciou a necessidade de debater a visibilidade, representatividade e segurança das mulheres nos espaços de poder.
Saiba mais aqui.
PSOL e PT acionam órgãos públicos para paralisar obras irregulares no Parque da Água Branca

Parlamentares do PSOL e do PT protocolaram representações junto ao Ministério Público de São Paulo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), solicitando a paralisação imediata das obras de instalação da churrascaria Fazenda Churrascada no Parque da Água Branca, localizado na zona oeste da capital paulista.
As intervenções ocorrem em uma área tombada desde 1996 pelo Condephaat e desde 2004 pelo Conpresp, o que exige aprovação prévia para qualquer obra ou modificação. Relatórios de vistorias realizadas por conselheiros e pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) identificaram reformas estruturais não autorizadas, incluindo a instalação de churrasqueiras e modificações em edificações originais, contrariando o projeto inicialmente apresentado, que previa apenas estruturas temporárias e desmontáveis.
Entenda mais detalhes dessa nova irregularidade da Prefeitura aqui.
Prefeitura anuncia remoção de mais de 4 mil famílias no Jardim Pantanal

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou na última quarta-feira (7 de maio) a remoção de mais de 4.300 imóveis no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo, para a instalação de um gabião — estrutura metálica que promete conter as enchentes que atingem o bairro há décadas.
O projeto, orçado em R$ 700 milhões, será executado em três fases até 2029. A previsão é de que mil famílias sejam removidas até 2026; outras mil entre 2026 e 2028; e, por fim, mais de 2,3 mil entre 2028 e 2029.
Entenda o motivo do PSOL ser crítico a essa medida.
Servidores da educação encerram greve em São Paulo após "acordo" com Prefeitura, mas luta continua

Após 23 dias de paralisação, os professores e servidores da rede municipal de São Paulo encerraram a greve iniciada no início de abril. A decisão veio após reunião entre representantes da categoria e a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que resultou em um "acordo", considerado insuficiente por grande parte dos educadores. Embora o movimento tenha conquistado algumas garantias, como a suspensão de faltas e descontos salariais dos dias parados, as pautas centrais da greve — como um reajuste justo, ao contrário do aprovado, que é abaixo da inflação atual — seguem ignoradas pela gestão de Nunes.
Entenda mais sobre o ocorrido.
Regionais Leste 1 e Centro se reúnem e dão pontapé inicial na política ‘PSOL no Bairro’

No último sábado (10 de maio), o PSOL São Paulo deu o pontapé inicial de sua reorganização territorial na capital paulista. Através da política “PSOL no Bairro”, que visa fortalecer o partido nos mais diversos territórios da cidade, as regionais Leste 1 e Centro se reuniram no final de semana para debater os desafios da conjuntura, as principais demandas da região e construir conjuntamente alternativas políticas para a organização do PSOL na região.
Veja mais sobre como foram os encontros aqui.
Cultura | CineFoot chega a São Paulo em sua 15ª edição com sessões gratuitas

O futebol é paixão, é memória e, sobretudo, é política. E o CineFoot — Festival de Cinema de Futebol, que chega à sua 15ª edição — reafirma isso com força. Entre os dias 10 e 13 de maio, o Museu do Futebol, no Pacaembu, será palco de uma programação especial e gratuita que une a linguagem cinematográfica ao universo das quatro linhas. Com curadoria engajada e filmes que celebram o futebol como fenômeno cultural, o CineFoot se consolida como uma potente ferramenta de reflexão crítica e valorização das narrativas do povo.
Entre os destaques, estão produções como “Radar, um time! Uma nação!”, documentário que resgata a trajetória do clube feminino que marcou época nos anos 1980; “Copa 71”, sobre a Copa do Mundo Feminina oficiosa; e “Placar – A Revista Militante”, que revisita a trajetória da histórica publicação esportiva com viés político. Também vale ficar de olho na mostra com filmes restaurados do Canal 100 e na tradicional mesa redonda de encerramento sobre preservação da memória do futebol no cinema brasileiro. A entrada é franca, sujeita à lotação da sala, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão.
Confira a programação completa aqui.
תגובות