#8 | Newsletter do PSOL de São Paulo
- imprensa5967
- 26 de mai.
- 4 min de leitura

Apresentação
Seja bem-vinda(o) à newsletter do PSOL na cidade de São Paulo!
Aqui vamos compartilhar as novidades do partido na capital. Agendas, notícias, resoluções partidárias, ações da nossa bancada na Câmara de Vereadores, além de destaques sobre os principais problemas da cidade.
É hora de fortalecer nossa luta. Militante bem informado está mais preparado para os desafios futuros! Esperamos que esse novo instrumento ajude a circulação de informações e a organização partidária.
Toda semana no seu e-mail! Divulgue, cadastre-se. Boa leitura!
PSOL exige investigação sobre falhas no programa de marmitas da Prefeitura de São Paulo

O PSOL protocolou ofícios junto ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) e ao Tribunal de Contas do Município (TCM) solicitando a apuração de possíveis irregularidades no programa municipal Cozinha Escola, responsável pela distribuição de marmitas à população em situação de vulnerabilidade na capital paulista. A iniciativa foi liderada pelo vereador Toninho Vespoli, do PSOL, após denúncias de que entidades contratadas estariam descumprindo metas estabelecidas em contrato.
Fiscalizações realizadas pela própria prefeitura identificaram que algumas organizações não estariam entregando as 400 refeições diárias previstas nos termos de colaboração. O programa, que conta com 65 unidades espalhadas pela cidade, possui um orçamento anual de R$ 2,6 milhões por unidade, destinado à produção e distribuição de refeições de segunda a sábado.
Saiba mais aqui.
PSOL no Bairro: Regional Sul 2 realiza primeira reunião aberta na Cidade Dutra

No próximo sábado, 31 de maio, às 14h30, o PSOL São Paulo convida toda a sua militância simpatizantes e apoiadores para a primeira reunião aberta da Regional Sul 2, como parte da iniciativa PSOL no Bairro. O encontro será realizado na Rua Cambuci do Vale, 109 – Cidade Dutra, na zona sul de São Paulo.
A Regional Sul 2 compreende os bairros de Cidade Dutra – onde ocorrerá o primeiro encontro –, Grajaú, Socorro, Cidade Ademar, Pedreira, Jabaquara, Marsilac, Parelheiros, Campo Belo, Campo Grande e Santo Amaro.
Mais detalhes do encontro aqui.
PSOL São Paulo promove primeira reunião de Conselho dos 20 anos do partido

No dia 15 de maio, o Diretório Municipal do PSOL São Paulo realizou a primeira reunião do Conselho dos 20 Anos, marco simbólico que dá início a um amplo processo de valorização da trajetória do partido na cidade. A iniciativa busca não apenas comemorar, mas também resgatar e sistematizar a memória de duas décadas de lutas e conquistas, valorizando quem ajudou a consolidar o PSOL como uma das principais forças políticas da esquerda brasileira.
A criação do Conselho dos 20 Anos visa promover solenidades, eventos comemorativos e, sobretudo, um profundo exercício de resgate da memória. Entre as primeiras ações estão previstas a gravação de depoimentos audiovisuais de dirigentes e militantes históricos, a construção de um Memorial dos Dirigentes do PSOL São Paulo e o lançamento de um edital de chamamento para doação de acervos pessoais. Também está programada uma sessão solene na Câmara Municipal em homenagem às duas décadas de história do partido.
Entenda mais sobre essa iniciativa.
Frei Betto receberá título de Cidadão Paulistano em cerimônia proposta por Toninho Vespoli

No próximo dia 26 de maio, a Câmara Municipal de São Paulo realizará uma sessão solene para conceder o título de Cidadão Paulistano ao frade dominicano Frei Betto, em reconhecimento à sua trajetória de luta por justiça social, direitos humanos e democracia. A homenagem foi proposta pelo vereador Toninho Vespoli (PSOL), que destacou a importância de valorizar figuras históricas comprometidas com as causas populares.
Conheça mais sobre a iniciativa e essa figura histórica.
Campanha pelo Fim da Operação Delegada será lançada em ato na Faculdade de Direito da USP

No próximo dia 2 de junho, às 16h, a Faculdade de Direito da USP será palco do lançamento oficial da “Campanha pelo Fim da Operação Delegada: contra o racismo, a xenofobia e a violência policial”. A mobilização surge após mais um episódio trágico que escancarou a face brutal da repressão policial na cidade de São Paulo: o assassinato do ambulante senegalês Ngange Mbaye, executado pela Polícia Militar no bairro do Brás em 11 de abril deste ano.
Vidas negras e migrantes importam. Pelo fim da Operação Delegada, pelo direito ao trabalho, à cidade e à vida!
Saiba mais sobre esse ato aqui.
PSOL no Bairro: militância da regional Sudeste se reúne em primeiro encontro ampliado na Casa da Solidariedade

No último sábado (24 de maio), a política “PSOL no Bairro” deu mais um passo em seu projeto de territorialização do partido na cidade de São Paulo. A iniciativa, que visa fortalecer o partido nas mais diversas regiões da cidade, desta vez contou com a primeira reunião da Regional Sudeste, realizada na Casa de Solidariedade da Arquidiocese de São Paulo (próximo ao metrô Praça da Árvore), que reuniu a militância local para debater os desafios da conjuntura, as principais demandas da região e construir conjuntamente alternativas políticas para a organização do PSOL.
A regional Sudeste compreende os bairros de Cursino, Ipiranga, Sacomã, Moema, Saúde e Vila Mariana, e no subdistrito da Vila da Saúde reuniu a militância desde às 14h30 para debater os rumos da organização do partido na região, com a presença do vereador Toninho Vespoli.
Entenda melhor como foi o encontro.
Cultura | Exposição "O Lente Negra" de Lázaro Roberto: um marco na fotografia afro-brasileira

Até 31 de maio, a galeria Nonada SP, localizada na Praça da Bandeira, 61, no centro de São Paulo, apresenta a exposição "O Lente Negra", primeira mostra individual do fotógrafo baiano Lázaro Roberto. Aos quase 70 anos, o artista, conhecido por sua atuação no coletivo Zumvi Arquivo Fotográfico, exibe pela primeira vez seu trabalho autoral de forma independente, oferecendo ao público um mergulho profundo em sua trajetória dedicada à documentação e celebração da cultura afro-brasileira.
Desde os anos 1970, Lázaro Roberto tem registrado, com sensibilidade e compromisso político, as múltiplas expressões da vida negra no Brasil. Seus retratos capturam momentos de resistência, festividades, moda e cotidiano, sempre com um olhar que valoriza a dignidade e a potência de seus sujeitos. A exposição reúne imagens emblemáticas, como registros de concursos de dança reggae na Bahia e da Primeira Caminhada da Consciência Negra no bairro da Liberdade, em Salvador, evidenciando a interseção entre estética e ativismo em sua obra.
Confira mais informações sobre a exposição aqui.
Comments