#2 | Newsletter do PSOL de São Paulo
- imprensa5967
- 15 de abr.
- 5 min de leitura

Apresentação
Seja bem-vinda(o) à newsletter do PSOL na cidade de São Paulo!
Aqui vamos compartilhar as novidades do partido na capital. Agendas, notícias, resoluções partidárias, ações da nossa bancada na Câmara de Vereadores, além de destaques sobre os principais problemas da cidade.
É hora de fortalecer nossa luta. Militante bem informado está mais preparado para os desafios futuros! Esperamos que esse novo instrumento ajude a circulação de informações e a organização partidária.
Toda semana no seu e-mail! Divulgue, cadastre-se. Boa leitura!
100 dias de gestão Nunes: com Boulos, oposição na Câmara Municipal se une e faz balanço da prefeitura

Na manhã desta segunda-feira, as bancadas de oposição na Câmara Municipal de São Paulo (com representantes e vereadores de PSOL, REDE, PT, PCdoB, PV, PDT e PSB) organizaram um anúncio e coletiva no Salão Nobre da casa legislativa, para a divulgação de um balanço a respeito dos 100 dias da gestão de Ricardo Nunes à frente da Prefeitura da capital.
Com a presença dos vereadores das siglas presentes, além de dirigentes partidários, o encontro ainda contou com a participação de deputados estaduais, como Antônio Donato e Eduardo Suplicy (ambos do PT), e deputados federais, como Kiko Celeguim (PT), Carlos Zarattini (PT), Rui Falcão (PT), Luciene Cavalcante (PSOL) e Guilherme Boulos (PSOL), que finalizou o encontro com uma fala em que corroborou que o “que nós vivemos nesses 100 dias de Ricardo Nunes, foram 100 dias de mentiras. [...] Ele disse durante a campanha que não aumentaria a tarifa de ônibus. Uma das primeiras coisas que fez depois de eleito, foi aumentar a tarifa de ônibus. [...] Jurou de pé junto que se fosse reeleito, cumpriria o mandato até o fim. Não durou nem cem dias, e em entrevista ele já relativizou que pode usar o mandato de prefeito como trampolim para outros caminhos”.
Leia mais aqui.
Gestão Nunes: 100 dias, sem novidades

Parece que ninguém avisou o prefeito de São Paulo que a eleição acabou. Ricardo Nunes segue em campanha, em detrimento de resolver os problemas cruciais da cidade. Nos primeiros cem dias da sua nova gestão, a cidade segue sem novidades. Contratos emergências sem transparência, excesso de propagandas sem resultados, aumento da violência, da miséria e falta de diálogo. São as marcas desse primeiro período.
Sempre fugindo das responsabilidades da maior metrópole do país, Ricardo Nunes até teve tempo de lançar sua candidatura ao governo de São Paulo, o que lhe valeu um puxão de orelha do governador Tarcísio. Leia completo aqui.
Bancada do PSOL assume comissões permanentes da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Paulo tem 7 Comissões Permanentes de Caráter Técnico-Legislativo. Elas têm a atribuição de analisar, promover estudos e pesquisas, realizar audiências públicas, fiscalizar e convocar responsáveis pela administração direta ou indireta para prestar informações sobre assuntos inerentes às suas competências, emitir pareceres e votar projetos submetidos à sua análise.
Estas comissões permanentes poderão constituir, dentre os seus próprios componentes, ‘subcomissões’ para o desempenho de atividades específicas ou assuntos definidos no ato de criação. As comissões são espaços importantes para os parlamentares acompanharem o andamento de projetos de lei, debater temas pertinentes de cada área com a sociedade civil e também fiscalizar e cobrar informações do executivo municipal convidando secretarias e áreas da prefeitura quando julgar necessário.
Conheça aqui a comissão que ocupa cada vereador do PSOL em São Paulo.
PSOL inicia organização de 9 Regionais na capital

O Diretório Municipal do PSOL de São Paulo aprovou, em recente reunião realizada, a criação de Regionais e seu planejamento ao longo do ano, como parte de um novo modelo organizativo que visa consolidar e ampliar a atuação do PSOL na cidade de São Paulo. A proposta surge a partir da intensa experiência vivida em 2024, quando o partido protagonizou o maior ciclo eleitoral de sua história, mobilizando milhares de militantes em todas as regiões da capital.
Durante mais de um ano de atividades, a militância construiu um processo coletivo de escuta popular, formulação programática e atuação de base que envolveu plenárias, agendas de rua e diálogo com diversos setores da sociedade. Essa vivência revelou a importância de uma estrutura que permita ao partido manter uma presença permanente nos bairros, aprofundando sua relação com os movimentos sociais e organizando suas forças de forma descentralizada.
Com esse objetivo, o PSOL São Paulo será organizado, internamente, em nove Regionais: Centro, Leste 1, Leste 2, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul 1 e Sul 2. Saiba mais aqui.
Setoriais | DM aprova chamado à militância para construção setorial

Como parte do novo ciclo de reorganização partidária iniciado após o intenso processo eleitoral de 2024, o Diretório Municipal do PSOL São Paulo aprovou um chamado à organização dos Setoriais Municipais. O objetivo é fortalecer a atuação política do partido nos diversos segmentos sociais da cidade.
Articulada pela Secretaria de Movimentos Sociais e Populares, a ação quer mobilizar a militância para construir acúmulos programáticos, políticos e organizativos sobre temas específicos e busca ampliar a relação do partido com os movimentos sociais e suas pautas. É um importante passo para aprofundar as elaborações do PSOL em áreas como educação, saúde, cultura, moradia, juventude, mobilidade, meio ambiente, segurança alimentar, trabalho, diversidade, entre outras. Saiba mais aqui.
Lançamento da bancada de direitos humanos na Câmara tem participação do PSOL

Vereadores da oposição lançam nesta semana a bancada de direitos humanos na Câmara Municipal de São Paulo. Onze vereadores de PSOL, PT e PSB integrarão a bancada de direitos humanos da casa legislativa, como forma de reafirmar o compromisso com a cultura democrática, a justiça social e os direitos inalienáveis do sujeito.
A bancada será composta por Amanda Paschoal (PSOL), Eliseu Gabriel (PSB), Hélio Rodrigues (PT), João Ananias (PT), Keit Lima (PSOL), Luana Alves (PSOL), Luna Zaratini (PT), Nabil Bonduki (PT), Professor Toninho Vespoli (PSOL), Renata Falzoni (PSB) e Silvia Ferraro, da Bancada Feminista (PSOL).
Leia mais aqui.
PSOL + 20 lança plataforma de debates para atualizar programa

Um partido socialista para o século 21. O ano de 2025 precisa ser de luta e de fortalecimento da nossa resistência para defender e conquistar direitos e impedir qualquer possibilidade de retomada de um projeto de extrema direita no Brasil. Por isso, a nossa mobilização em torno do SEM ANISTIA, do enfrentamento à crise climática e de pautas como o fim da escala 6×1 estão entre as prioridades do nosso partido. Mas neste ano em que comemoramos os 20 anos da legalização do PSOL também queremos fazer um convite a uma reflexão mais robusta sobre as tarefas da esquerda.
Leia mais sobre o cronograma e possibilidades de participação na atualização programática do PSOL aqui.
Cultura | Exposição de Sérgio Ferro no MAC-USP

Já está em cartaz no MAC-USP Ibirapuera a exposição “Sérgio Ferro: artista, arquiteto, militante”, reunindo cerca de 100 obras — entre pinturas, desenhos e documentos — de um dos mais combativos nomes da arte e da arquitetura brasileira. A mostra pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 21h, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301. Com forte viés anticapitalista, a exposição apresenta a produção de Ferro como ferramenta de enfrentamento à exploração do trabalho e às formas de dominação impostas pelo mercado e pela arquitetura elitista.
A curadoria da exposição parte de uma ideia central presente em toda a obra e pensamento de Sérgio Ferro: “a arte pode ser uma arma contra a dominação”. Seu trabalho, fortemente influenciado pela militância marxista, tensiona a separação entre criação intelectual e trabalho manual, colocando o operário no centro da cena e denunciando o apagamento histórico daqueles que constroem o mundo com as próprias mãos. Para Ferro, pintar é construir — e construir é sempre um ato político.
Entenda mais sobre a exposição aqui.
Comments