top of page

Boulos indica fim da escala 6x1 no 1º semestre e dispara: “Quando foi que grande empresário foi a favor de direito do trabalhador?

  • imprensa5967
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Ministro anuncia reuniões com presidente da Câmara e diz que governo trabalha pela redução da jornada; PEC de Erika Hilton tem 226 assinaturas


Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL-SP), afirmou que espera a aprovação do fim da escala 6x1 ainda no primeiro semestre deste ano. A declaração foi dada durante entrevista coletiva após ato na Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde participou da criação do Grupo de Trabalho Técnico da Maré.


"Eu espero que isso possa ser pautado, aprovado e promulgado pelo presidente Lula neste primeiro semestre, para que os trabalhadores brasileiros tenham paz, tenham descanso e possam ter tempo com a sua família para lazer, para cuidado, que é o básico para qualquer um", disse Boulos.


O ministro garantiu que está trabalhando junto ao Ministério do Trabalho pela mudança e afirmou que já se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com quem manterá novas conversas nas próximas semanas sobre o tema. A proposta está formalizada na PEC 8/2025, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que conta com 226 assinaturas.


Questionado sobre a resistência do empresariado à mudança, Boulos foi enfático: "O grande empresário ser contra não é nenhuma surpresa. Quando foi que grande empresário foi a favor de direito do trabalhador? Nunca vi na história. Se dependesse deles, seria escala 7x0. Se dependesse de muitos deles, não teria sido nem promulgada a Lei Áurea neste país."


A declaração sinaliza que o governo não pretende recuar diante da pressão de setores empresariais.


Boulos ainda citou que o Palácio do Planalto já erradicou a escala 6x1 para trabalhadores terceirizados da Presidência em dezembro do ano passado. "São centenas de trabalhadores no Palácio do Planalto e, em dezembro, a gente assinou o fim da escala 6x1. Todos esses trabalhadores estão no máximo na escala 5x2", afirmou o ministro.

Comentários


bottom of page