Cultura | Bloco Ilú Obá de Min faz ensaios abertos no Memorial da Resistência antes de abrir o carnaval paulistano
- imprensa5967
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Grupo de mulheres negras que há 21 anos abre o carnaval de rua de SP se apresenta nos dias 7 e 8 de fevereiro em evento gratuito

Quem passar pelo centro de São Paulo nos próximos fins de semana pode ter um gostinho antecipado do carnaval. O Bloco Afro Ilú Obá de Min realiza seus dois últimos ensaios abertos no Memorial da Resistência nos dias 7 e 8 de fevereiro, a partir das 13h, antes de abrir oficialmente o carnaval de rua da cidade pela 21ª vez consecutiva.
O Ilú Obá de Min é muito mais que um bloco de carnaval. Fundado em 2004 pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda, o grupo é uma associação sem fins lucrativos dedicada às culturas de matriz africana e afro-brasileira, com centralidade na mulher negra. Organiza-se como uma irmandade afrocentrada que reconhece as mais velhas como protagonistas de suas ações — um posicionamento político e cultural que se manifesta em cada batida de tambor.
Com cerca de 400 integrantes entre bateria e corpo de dança, o bloco transformou-se num ecossistema de resistência e celebração. A escolha do Memorial da Resistência para os ensaios não é casual: o espaço, que ocupa o antigo prédio do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), onde funcionou um dos principais centros de repressão da ditadura militar, é hoje um lugar de memória e luta por direitos humanos.
Ver e ouvir o Ilú Obá de Min é experimentar a força da cultura negra como instrumento de transformação social. É entender o carnaval não apenas como festa, mas como ocupação política do espaço público por corpos e vozes que historicamente foram silenciados. E é celebrar que, há mais de duas décadas, são essas mulheres negras que dão o primeiro grito do carnaval paulistano.
Ensaios abertos do Bloco Ilú Obá de Min
Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia)
7 de fevereiro (sábado): 13h às 17h
8 de fevereiro (domingo): 14h30 às 17h
Entrada gratuita
Classificação livre



Comentários