top of page

Ediane Maria pede impeachment de Tarcísio por ataque às instituições

  • imprensa5967
  • 11 de jul.
  • 1 min de leitura

Deputada estadual do PSOL questiona legalidade de postagem do governador que legitima interferência externa e ataca o Judiciário

Foto: Bruna Sampaio/Alesp
Foto: Bruna Sampaio/Alesp

A deputada estadual Ediane Maria (PSOL-SP) protocolou, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um pedido de impeachment contra o governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos). A iniciativa tem como motivação o fato de Tarcísio ter cometido crime de responsabilidade, ao compartilhar conteúdo do ex-presidente Donald Trump que defendia a anistia a Jair Bolsonaro e questionava o papel do Judiciário brasileiro, atacando a soberania do Brasil.


Na postagem, Tarcísio afirmou que “Bolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”. Segundo Ediane, essa declaração deslegitima o Supremo e ataca a Constituição.


O pedido de impeachment sustenta que o governador, ao replicar discurso de ingerência externa, demonstra grave afronta ao Estado Democrático de Direito. A deputada argumenta que isso evidencia abandono dos deveres constitucionais e é um comportamento incompatível com o cargo — em especial, considerando a proximidade de Bolsonaro, figura já afastada por condutas antidemocráticas .


Diante da escalada conservadora no Judiciário e no Legislativo, a iniciativa busca reafirmar que nenhum agente público está acima da Constituição e que a democracia só se fortalece com a defesa da nossa soberania nacional.


Paralelamente, o PSOL já acionou o Ministério Público e se articula com partidos aliados na Alesp para instruir o processo na Comissão de Constituição e Justiça. O objetivo é garantir ampla investigação. A conduta de Tarcísio sinaliza não apenas alinhamento ideológico com o bolsonarismo, mas ataca a democracia brasileira. Sua responsabilização precisa ser proporcional.

Comentários


bottom of page