top of page

Cultura | Os versos de Luiza Romão: performance poética que une palavra, corpo e memória na Sala SP

  • imprensa5967
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Na Estação Motiva Cultural, a apresentação gratuita traz o universo literário e performático da vencedora do Jabuti Luiza Romão, propondo diálogo entre poesia e afetos urbanos


Foto: Sérgio Silva
Foto: Sérgio Silva

No próximo dia 23 de outubro (quinta-feira), às 19h, a Estação Motiva Cultural da Sala São Paulo recebe “Os versos de Luiza Romão”, espetáculo que atravessa a poesia e performance de uma grande autora contemporânea brasileira. A poeta, atriz e slammer apresenta suas criações mais pessoais, bem como obras que a influenciaram, em uma sessão mediada pela jornalista Maria Fernanda Rodrigues. A entrada é gratuita.


Luiza Romão é autora de livros como Sangria (selo Doburro), Também guardamos pedras aqui (Editora Nós, vencedor do Prêmio Jabuti de Poesia e Livro do Ano) e Nadine (Editora Quelônio). Graduada em Artes Cênicas e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), ela também atua como pesquisadora no campo da poesia performática.


Reconhecida no circuito do Slam em São Paulo, Luiza chegou ao ápice da literatura nacional com Também guardamos pedras aqui, vencedor do Prêmio Jabuti 2022 (maior prêmio brasileiro de literatura) como Livro do Ano, em que traz uma perspectiva feminista e decolonial para clássicos como Ilíada e Odisseia. De acordo com a artista Adelaide Ivánova, “as pedras de Luiza Romão têm a ver menos com as pedras no bolso de Virginia Woolf, e mais a ver com as pedras jogadas pelos palestinos em Sheikh Jarrah: um ato ao mesmo concreto e simbólico, de autodefesa e resistência ao neocolonialismo. As pedras de Luiza têm mais a ver com a pedra de Drummond, a de João Cabral, a pedra das canções de protesto do Clã Nordestino, de Nina Simone, de Pete Seeger, de Barbara Dane e de Selda Bağcan. Com “também guardamos pedras aqui”, Luiza Romão consegue inserir momentos de afago e restauro existencial, sem perder uma perspectiva crítica”.


A proposta de “Os versos de Luiza Romão” é criar um encontro entre público e poética viva: não apenas a performance poética e teatral, mas transitar entre vozes, memórias e tensões urbanas. Ao trazer à cena seus versos e referências, a artista convida o espectador a escutar o timbre e o corpo da palavra — algo que ressoa em quem crê que a cultura e a expressão poética não devem estar restritas ao circuito “erudito”, mas acessíveis a todos. A mediação de Maria Fernanda Rodrigues promete ampliar esse diálogo entre criação, público e crítica.


Os versos de Luiza Romão


Estação Motiva Cultural – Sala São Paulo

23 de outubro de 2025 (quinta-feira)

19h (duração: cerca de 60 minutos)

Grátis (retirada de ingresso necessária)

Mediação: Maria Fernanda Rodrigues

Classificação indicativa: 16 anos

Comentários


bottom of page