top of page

PSOL denuncia racismo na Câmara: Luana Alves aciona Corregedoria contra Cris Monteiro

  • imprensa5967
  • 4 de mai.
  • 1 min de leitura

Vereadora do NOVO proferiu falas racistas no plenário e indignou os presentes


Foto: Richard Lourenço/Rede Câmara
Foto: Richard Lourenço/Rede Câmara

Na última semana, a vereadora Cris Monteiro (NOVO) foi protagonista de um show de horrores na Câmara de São Paulo, em que usou o plenário em meio à votação pelos direitos dos servidores, para fazer falas racistas. A vereadora Luana Alves (PSOL) protocolou uma representação na Corregedoria da Casa contra a vereadora Monteiro, para que o caso não passe impune.


Durante a sessão, ao se referir à fala de Luana Alves, Monteiro afirmou que “não era possível conversar com quem não entende”, e também que “uma mulher bonita, branca e rica” incomodava os presentes. 


Essa não é a primeira vez que Luana Alves enfrenta esse tipo de violência. Em 2022, foi a autora da denúncia que levou à cassação do ex-vereador Camilo Cristófaro, após declarações racistas. Desde o início do mandato, a parlamentar tem sido alvo de tentativas de censura por parte de setores conservadores da Câmara, especialmente quando atua em defesa da população negra, das mulheres, da juventude periférica e das religiões de matriz africana.


O PSOL reafirma seu total apoio à vereadora Luana Alves e exige que a Corregedoria da Câmara investigue com celeridade e seriedade a conduta da vereadora Cris Monteiro. Racismo não é opinião: é crime. E dentro da Câmara Municipal de São Paulo, ou em qualquer outro lugar na sociedade, não pode haver espaço para esse tipo de violência.

Comentários


bottom of page