PSOL SP celebra 20 anos com sessão solene na ALESP
- imprensa5967
- 12 de set de 2025
- 2 min de leitura
Evento marca duas décadas de lutas populares, conquistas e resistência, reunindo parlamentares, lideranças e movimentos sociais

O Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), será palco, na próxima quinta-feira (18 de setembro), a partir das 19h, de uma sessão solene em homenagem aos 20 anos de fundação do PSOL SP. O ato comemorativo celebrará as duas décadas de trajetória do partido, reconhecido por sua atuação combativa em defesa dos direitos sociais, da democracia, da justiça para a classe trabalhadora e pelo socialismo. A cerimônia promete reunir parlamentares, lideranças históricas, representantes de movimentos sociais e culturais, além da militância que construiu e segue sustentando o projeto político do partido no país.
Esta homenagem parte do reconhecimento de que o PSOL, ao longo de sua história, tornou-se uma das principais forças da esquerda brasileira, com forte enraizamento nos territórios populares e atuação destacada em pautas como a luta por moradia digna, a defesa da educação e da saúde públicas, os direitos das mulheres, das pessoas negras, indígenas e da população LGBTQIA+. Em um contexto político marcado por ataques à democracia e tentativas de avanço de pautas ultraconservadoras, a sessão é também uma afirmação pública do compromisso do partido com a resistência e com a construção de alternativas populares para o país.
Durante a solenidade, estão previstas falas de deputadas e deputados estaduais e federais do PSOL, além de figuras históricas do partido que contribuíram para a sua fundação em 2005. Lideranças de movimentos populares e organizações sociais que caminham junto com o PSOL também terão espaço para relembrar conquistas e renovar compromissos de luta.
Mais do que uma cerimônia protocolar, a sessão solene pretende funcionar como um grande encontro de celebração e projeção do futuro — reafirmando a aposta em uma política enraizada nas ruas, nas comunidades e nas mobilizações populares. Em tempos de retrocessos e ataques aos direitos, a presença da militância no plenário da ALESP simboliza que, 20 anos depois, o PSOL segue firme, combativo e com o olhar voltado para a transformação do Brasil a partir da base.



Comentários