top of page

1º de Maio na Paulista: pelo fim da escala 6x1

Atualizado: há 5 dias

Ato na Avenida paulista convocado pelo VAT, Intersindical, Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos e e outras organizações sociais, tem objetivo de pressionar o Congresso a aprovar a PEC que determina o Fim da Escala 6x1


Foto: João Vitor Rodrigues/Estadão Conteúdo
Foto: João Vitor Rodrigues/Estadão Conteúdo

O tradicional Dia Internacional dos Trabalhadores, no dia 1º de maio, reunirá, a partir das 9h da manhã na praça Osvaldo Cruz, diversos movimentos sociais que têm como foco em 2025 a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1.


O PSOL convoca toda sua militância para se somar nesse dia importante para que a PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), comece a tramitar com mais rapidez em Brasília. 


No Brasil, são mais de 34,6 milhões de trabalhadores brasileiros sob regimes de jornadas superiores a 40 horas semanais, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a maioria presente nos setores de comércio e serviços.


Segundo a FIOCRUZ, o afastamento por transtornos como ansiedade e depressão cresceram quase 70% entre 2023 e 2024. Não por acaso, pesquisas recentes mostram que cerca de 65% dos brasileiros apoiam o fim desse regime de trabalho. Ainda assim, setores empresariais e da grande mídia têm atuado intensamente para impedir o avanço da proposta.


Vamos pressionar os parlamentares e seguir com as mobilizações para garantir esse direito fundamental para a classe trabalhadora, que além de adoecer com jornadas extensas, é impedida de manter convívio familiar, lazer e descanso adequados.


1º de Maio na Paulista. Pelo fim da Escala 6x1!

Comments


bottom of page