top of page

Café com Luta: PSOL São Paulo realiza encontro com movimentos sociais da capital

  • imprensa5967
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 22 horas

Evento contou com a presença de lideranças de diversas lutas e pautou principais demandas da cidade


Foto: Edcarlos Bispo
Foto: Edcarlos Bispo

O PSOL São Paulo realizou na manhã desta sexta-feira (28/11) um Café da Manhã com Movimentos Sociais de todas as frentes de luta na capital paulista. Em pauta, um diagnóstico sobre a cidade, um debate sobre a conjuntura atual, as principais demandas e urgências desses movimentos, e a disponibilidade e objetivo do PSOL São Paulo em somar e contribuir com cada uma dessas lutas. 


Estiveram presentes representantes do movimento negro, como a Ação Negra e o Movimento Negro Unificado (MNU); da luta por moradia, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); da reinvidicação de direitos trabalhistas, como o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), o Sindicato dos Metroviários e a Intersindical; da educação, como a Caravana da Educação e a Confluência de Educação Popular; a  além de organizações regionais e de bairro. Líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal, também esteve presente o vereador Toninho Vespoli.


Ao longo do evento, após uma avaliação inicial do Diretório Municipal do partido, todos os movimentos tiveram amplo espaço para falar sobre suas realidades de luta, e também os principais pontos de convergência de luta dentro do campo. Ao final das intervenções, foram realizados encaminhamentos entre os presentes para o avanço da articulação entre o PSOL e essas organizações populares.


“Este café da manhã foi uma oportunidade incrível de aproximação entre a luta partidária e a luta dos movimentos, que muitas vezes se cruzam e se atravessam, especialmente onde mais valorizamos: o pé no barro. Por isso, é fundamental momentos como esse, de potência articuladora e construtora, para organizarmos a mobilização das bases e definirmos uma agenda de lutas comuns que contemplem as necessidades da classe trabalhadora e as principais tarefas históricas impostas pela conjuntura”, avaliou Gabriel Gonçalves, presidente do PSOL São Paulo.


Além dos já citados, também participaram do Café de Luta os movimentos Povo Pelo Povo; Contraponto; Núcleo de Tecnologia do MTST; Trabalhadores Sem Direitos; CEDECA Interlagos; CEDECA Sé; Usina Eco Cultural; Confluências; Na Escola e Na Luta; Universidade Pública Grajaú; Salvem a Sena Madureira; Metroviários SP; Nova Raposo Não; Centro de Estudos Periféricos; Arrastão dos Blocos de Carnaval; Iniciativa Negra; Saracura Vai-Vai; Frente Pela Legalização do Aborto; Levante da Educação; Comissão Feminina de Carnaval; Contra o Incinerador de São Mateus; Caravana da Saúde; Movimento Contra Enchentes; Fórum da Assistência Social; e Movimento Social Sapopemba.

Comentários


bottom of page