top of page

Coluna do Presidente | Um partido para a cidade de São Paulo

  • imprensa5967
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

por Gabriel Gonçalves, presidente municipal do PSOL São Paulo


ree

Recentemente viralizou no TikTok uma música que destaca, com humor peculiar, uma série de problemas enfrentados pelos paulistanos todos os dias. A combinação de críticas e denúncias com bom humor e demonstração de carinho pela cidade tem tudo a ver com a identidade de quem vive em São Paulo. Somos um povo trabalhador, intenso e criativo, que acolhe a diversidade, samba, forrozeia, rima e recita. Festejamos a vida e encontramos – mesmo com a dureza que é viver a selva de pedra – muitos motivos para sorrir. Somos orgulhosos da nossa terra e temos mesmo muitos motivos para isso. 


Mas nem tudo são flores. Apesar de ter o 4º maior orçamento à disposição no país em 2025 – ficando à frente mesmo de governos estaduais como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – e ser um polo acadêmico importante, que conta com universidades de ponta como a USP, que hoje figura como a segunda melhor universidade da América Latina, São Paulo enfrenta uma sucessão de governos chefiados por políticos pequenos que não estão à altura da cidade e que não representam os interesses da maioria do povo paulistano. 


Essa situação gera uma grande contradição: temos dinheiro e muita gente qualificada para fazer de São Paulo umas das cidades mais desenvolvidas do mundo. Mas, ainda assim, sofremos com uma série de problemas que expõem uma desigualdade brutal. Enquanto a expectativa de vida média de um morador de Pinheiros é de 81 anos, um morador da Cidade Tiradentes morre aos 60 anos. Se você mora no Morumbi, levará em média 3 dias para ser atendido numa consulta médica. Já na Cidade Líder, serão 39 dias. Em Marsilac, a cada 100 mil pessoas, 23 são mortas por homicídio no ano – na Vila Mariana este número tende a zero. O tempo médio de deslocamento no transporte público para quem mora em Pinheiros é de 25 minutos, já em Parelheiros é de mais de 1 hora. Os dados mostram que São Paulo é uma ótima cidade para quem recebe prioridade dos governos na hora de pensar políticas públicas. 


É verdade que não é fácil governar São Paulo. Mas no ano em que o PSOL completa 20 anos, é essencial que a nossa militância esteja tomada pelo espírito que foi consagrado no processo de atualização programática recentemente concluído: somos um partido para disputar o poder e governar! Não à toa, chegamos ao segundo turno da disputa à prefeitura da capital por 2 eleições seguidas, apresentando propostas consistentes para resolver os principais problemas da população. 


Devemos fortalecer a nossa organização nos bairros. Hoje, está no território o principal palco da disputa política e é aí que a extrema direita atua com força no dia a dia das pessoas, através de aparelhos como, por exemplo, grande parte de igrejas neopentecostais que aderiram a uma visão de mundo construída por eles e ganham cada vez mais adeptos. Por isso é fundamental estarmos organizados nos 96 distritos de São Paulo, para que as nossas ideias para melhorar a vida das pessoas também sejam conhecidas e que exista sempre um contraponto. Precisamos aprofundar a nossa capacidade de formular soluções que apontem para as propostas que o PSOL tem a oferecer para resolver as grandes dores das pessoas em todas as áreas: segurança pública, saúde, educação, moradia, transporte e mobilidade urbana, meio ambiente, assistência social, segurança alimentar e tantas outras. Por isso, é indispensável que tenhamos um partido com setoriais vivas, capazes de organizar debates, formulações e a relação com os atores sociais que também estão elaborando sobre estes temas, para abastecer o conjunto do partido – inclusive os nossos parlamentares – e a própria sociedade civil com os nossos acúmulos. 


Foto: Cleber Arruda/Agência Mural
Foto: Cleber Arruda/Agência Mural

Não tenho dúvidas de que estamos avançando. Desde as eleições de 2020 o PSOL tem uma bancada com 6 vereadores – naquela legislatura a 4ª e atualmente a 5ª maior da cidade - contando com os parlamentares que mais defendem os interesses do povo. O crescimento da bancada parlamentar do PSOL em São Paulo tem sido muito importante para que o partido acumule conhecimento sobre os principais problemas da cidade, aprofunde a relação com as organizações, instituições e movimentos que formulam maneiras de resolvê-los. Isso já se mostrou muito importante na elaboração do programa de governo de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo em 2024, um documento robusto, que ofereceu propostas concretas para lidar com os principais dilemas que uma metrópole como São Paulo se depara nos dias de hoje, além de ter sido construído de maneira ampla e democrática, ouvindo todos os setores organizados da cidade. 


Este ano inauguramos o PSOL no Bairro, uma iniciativa partidária para organizar a relação do partido com os territórios. Sua concepção se baseia na instituição de 9 Regionais espalhadas pela cidade: Centro, Leste 1, Leste 2, Sul 1, Sul 2, Sudeste, Norte, Noroeste e Oeste. Essa iniciativa vem para reforçar o objetivo de consolidar a organização do partido nos bairros – uma vez que entendemos ser o território o principal palco da disputa política nos dias de hoje. Para governarmos São Paulo é preciso estarmos profundamente conectados com aqueles que vivem e respiram a cidade, tomam ônibus e metrô, usam os postos de saúde, matriculam seus filhos nas creches e escolas, enfrentam trânsito, temem terem seus bens subtraídos devido à ausência de uma política séria de segurança pública municipal. Por isso, as Regionais do PSOL devem ser um espaço sobretudo para que os militantes do partido pensem a cidade de São Paulo. Se encontrem, organizem concepções e formulações, se mobilizem para as lutas e contem com a retaguarda de uma organização partidária que cresce sua participação no parlamento – e que almeja chegar ao governo. 


Se você, leitor, é filiado ao PSOL e busca se engajar nesta grande missão – ou ainda não é filiado mas se identifica com as nossas lutas e bandeiras – procure o partido e venha construir o futuro com a gente! 


O PSOL ainda é um partido jovem. Mas rapidamente estamos nos tornando uma alternativa real para governar São Paulo!

Comentários


bottom of page