Cultura | "Caipiras: das derrubadas à saudade" na Pinacoteca
- imprensa5967
- 24 de nov.
- 2 min de leitura
Mostra imperdível na Pina Luz convida a um olhar crítico sobre a construção da identidade do caipira na arte brasileira, explorando temas como migração, nostalgia e impacto ambiental

A Pinacoteca de São Paulo apresenta uma verdadeira viagem pela história cultural e social do interior paulista com a exposição "Caipiras: das derrubadas à saudade". Em cartaz no Edifício Pina Luz, a mostra transcende a visão folclórica e convida o público a uma reflexão profunda sobre a figura do caipira como um arquétipo fundacional da identidade brasileira.
Com curadoria de Yuri Quevedo, a exposição toma como ponto de partida a obra emblemática de Almeida Júnior, O caipira (1883), para repensar o imaginário em torno desse tipo social construído para designar o paulista interiorano. A mostra reúne cerca de setenta obras, incluindo pinturas realizadas entre as décadas de 1880 e 1890 pelo próprio Almeida Júnior, alinhando-se ao realismo e naturalismo internacionais.
A narrativa da exposição é dividida em eixos temáticos que exploram a complexidade dessa identidade. Ela começa com a figura do trabalhador rural — o caboclo, o mestiço, o bandeirante — na arte, destacando obras cruciais como Caipira Picando Fumo (1893). O percurso avança para debater a relação do caipira com a natureza e a vida doméstica, revelando, por um lado, a rica herança cultural e, por outro, a representação da destruição ambiental (as "derrubadas") retratada nas paisagens desde a década de 1830.
A última sala da mostra reserva o clímax emocional, focando no realismo e na nostalgia. É ali que o público pode contemplar Saudade (1899), uma das obras mais célebres de Almeida Júnior, que captura a melancolia e o reconhecimento da nossa própria história.
“Caipiras: das derrubadas à saudade”
Período: De 22 de novembro de 2024 a 13 de abril de 2026 (Período sujeito a alterações. Consulte o site para confirmação).
Local: Edifício Pina Luz (2º andar)
Endereço: Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP.
Horário de Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h). Às quintas-feiras, o horário é estendido até as 20h.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).
Entrada gratuita aos sábados, das 10h às 18h, e às quintas-feiras, das 18h às 20h. O ingresso é único e dá acesso a todos os edifícios da Pinacoteca na data da visita.
Mais Informações: pinacoteca.org.br



Comentários