Cultura | Exposição “ORIXÁS” celebra ancestralidade afro-brasileira no Memorial da América Latina
- imprensa5967
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Com curadoria de Bené Fonteles, mostra apresenta pinturas, esculturas e instalações da força dos orixás, constituindo um convite político-cultural à reflexão sobre identidade, espiritualidade e memória

Até 6 de agosto, o Memorial da América Latina apresenta “ORIXÁS”, exposição do artista brasiliense Josafá Neves, com entrada gratuita e leitura crítica dos saberes e forças ancestrais trazidos pela diáspora africana. A curadoria de Bené Fonteles imprime sensibilidade ao diálogo contemporâneo entre arte e tradição, em um espaço emblemático de resistência política e cultural latino-americana.
A proposta da mostra é estimular uma imersão visual e sensorial na cosmovisão africana, combinando pinturas a óleo, esculturas em cerâmica, madeira polícroma e instalações rigorosas. Entre os destaques estão:
As “Cabeças de Orixás” – esculturas cerâmicas que representam o orí, com poemas da atriz e escritora Cristiane Sobral, em diálogo entre voz e forma;
A escultura monumental de Xangô (2,5 m e 450 kg);
A obra de Oxóssi montado;
A instalação “Reverência a Oxalá”, composta por 700 esculturas em gesso pintadas.
Josafá Neves, com mais de 25 anos de trajetória, dialoga com estéticas afro-brasileiras, diaspóricas e com o legado de artistas como Rubem Valentim. Seu uso intencional do fundo preto realça o poder das cores e lembra que a ancestralidade segue viva mesmo sob apagamentos históricos .
A exposição ocupa o espaço público com uma arte que ilumina processos de resistência, valorização ancestral e luta antirracista nas cidades. Ao recompor roteiros de arte e memória, “ORIXÁS” fortalece o debate sobre reparação histórica, religiosidade de matriz afro e soberania cultural.
Serviço:
Evento: Exposição “ORIXÁS”, de Josafá Neves, com curadoria de Bené Fonteles
Onde: Memorial da América Latina – Espaço Multiuso (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda)
Quando: 28 de junho a 6 de agosto (terça a domingo, das 10h às 17h)
Entrada: gratuita e livre
Comments