Povo nas ruas derrota a PEC da Blindagem
- imprensa5967
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Poucos dias após a massiva manifestações na rua da população brasileira contra a impunidade, Congresso recua e enterra PEC da Bandidagem

A população brasileira ocupou as ruas em todo o Brasil e deu o recado: acabou a paciência com a impunidade no Brasil. Essa forte mobilização no País, que mostrou a força das esquerdas, da classe trabalhadora e do povo na rua, teve efeito rápido. Poucos dias após o ato, a CCJ do Senado enterrou por unanimidade a PEC da Blindagem, conhecida também como PEC da Bandidagem, que impediria parlamentares de serem presos em flagrante e em responderem por crimes sem autorização do próprio Congresso.
Dentro da própria direita, autora e defensora principal da PEC da Blindagem, já há a ideia de que aprovar esse texto escabroso foi um tiro no pé. Em meio às indignações com o projeto de Anistia, que também reforçaria a impunidade para golpistas no Brasil, a votação silenciosa e recheada de golpes da PEC da Bandidagem terminou de revoltar a população, que foi às ruas como resposta. Só na cidade de São Paulo, mais de 100 mil ocuparam a Avenida Paulista. A pressão popular mostrou sua capacidade de vitória frente aos desmandos do Centrão e da extrema-direita bolsonarista.
Alguns dos principais expoentes bolsonaristas continuam em defesa da blindagem absoluta para parlamentares, além da Anistia, com claro interesse pessoal frente aos vários crimes pelos quais respondem, alguns deles gravíssimos: tentativa de assassinato do presidente Lula e de ministros do STF; atentado a bomba no aeroporto de Brasília; invasão e depredação dos Três Poderes; além de tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e traição à pátria.
No entanto, a luta precisa continuar. O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), indicado por Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados, para ser o relator da Anistia, já iniciou novamente a chantagem, tendo o povo como refém. Segundo Paulinho, se a anistia não for aprovada no Congresso, os deputados não votarão o projeto que isenta o imposto de renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil. Mais uma vez, os deputados da direita e do centrão que só pensam em si próprios, querem prejudicar o povo brasileiro para garantirem as suas próprias demandas pessoais.
Mas a população não aceitará isso passivamente. Se necessário, ocuparemos as ruas de todo o Brasil uma vez. O povo brasileiro não será chantageado por engravatados que se acham acima do bem e do mal. Após derrotarmos a PEC da Bandidagem nas ruas, peitando o Congresso do Inimigo do Povo, derrubaremos também a Anistia, com muita mobilização popular, mostrando que o Brasil não aceitará mais golpes de estado e nem a impunidade para quem tentá-los.
Comentários