PSOL no Bairro: organizar a militância nas periferias da cidade e aprofundar a conexão com as lutas populares
- imprensa5967
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun.
Nova política busca a territorialização partidária em todas as regiões do município, com uma base ativa e participante dos principais debates

Com o objetivo de fortalecer a presença do PSOL nas periferias e bairros de São Paulo, o Diretório Municipal do partido deu início no primeiro semestre de 2025 ao giro ‘PSOL no Bairro’, que busca consolidar polos regionais de organização da militância partidária.
A proposta é manter o partido conectado com as lutas e demandas populares nos territórios, articular núcleos de base, criar espaços de escuta e formação política, além de fazer do PSOL cada vez mais um instrumento de mobilização social na capital paulista.
A necessidade de intensificar a territorialização do partido sempre foi uma demanda da própria militância, expressa nos encontros e debates internos ao longo dos últimos anos. Essa urgência ficou ainda mais evidente na última campanha para a prefeitura, em que o PSOL levou seu candidato, Guilherme Boulos, ao segundo turno pela segunda vez, evidenciando o nosso potencial para dialogar diretamente com as periferias e territórios da cidade. O ‘PSOL no Bairro’ surge, portanto, como resposta a esse chamado das bases, integrando o plano de organização do partido na cidade.
Para estruturar essa política, a cidade foi dividida em nove grandes Regionais: Centro, Oeste, Sul 1, Sul 2, Leste 1, Leste 2, Sudeste, Norte e Noroeste. A proposta é que cada uma delas se torne um polo de organização, mobilização e atuação do partido, com protagonismo da militância local.
Até o momento, quatro encontros regionais já foram realizados. No dia 10 de maio, as Regionais Leste 1 e Centro fizeram suas reuniões inaugurais, abrindo o calendário da iniciativa. No dia 24 de maio, foi a vez da Regional Sudeste, com encontro na Casa de Solidariedade da Arquidiocese de São Paulo. No sábado, 31 de maio, a Regional Sul 2 realizou sua primeira reunião no bairro da Cidade Dutra, com grande participação da militância local.
Todos os encontros contaram com a presença do presidente municipal do partido, Gabriel Gonçalves, que tem percorrido as regiões da cidade em um verdadeiro giro pela capital, dialogando com a militância, apresentando a política ‘PSOL no Bairro’ e reforçando a importância da construção coletiva nos territórios. Os lançamentos também contaram com a participação de vereadoras e vereadores do partido, como a Silvia da Bancada Feminista, o Professor Toninho Vespoli e Celso Giannazi, que se revezaram nas diferentes Regionais, demonstrando o compromisso coletivo dos mandatos com a base e com a construção nos territórios.
O próximo lançamento será da Regional Noroeste, já previsto para o dia 15 de junho. As demais Regionais (Oeste, Sul 1, Leste 2 e Norte ), seguem em processo de organização, com a militância local debatendo as melhores datas e locais para a realização dos encontros.
Para acompanhar as próximas atividades desta iniciativa, basta seguir os canais de comunicação do partido: Instagram (@psol50saopaulo), site oficial (www.psolsaopaulo.org.br) e ficar de olho na newsletter, que vai ao ar toda segunda-feira, no site e por e-mail. Inscreva-se!
O ‘PSOL no Bairro’ é mais do que uma agenda de reuniões, é uma estratégia concreta de enraizamento, escuta e fortalecimento popular do PSOL em São Paulo.
Vem fazer parte dessa luta!
Comments