top of page

#37 | Newsletter do PSOL de São Paulo

  • imprensa5967
  • há 16 horas
  • 4 min de leitura
ree

Newsletter do PSOL | 37ª Edição 


Toda semana, no seu e-mail.


Boa leitura!


Povo volta às ruas contra o Congresso Inimigo do Povo e impunidade para golpistas do 8 de janeiro


ree

Milhares de pessoas tomaram a Avenida Paulista no último domingo (14) em defesa da democracia, contra o Congresso Inimigo do Povo e contra o PL da Dosimetria, projeto que beneficia os condenados pela tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Convocado pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, com adesão e mobilização do PSOL, o ato foi uma resposta contundente à manobra do Centrão e da extrema-direita que, na madrugada de quarta-feira (10), aprovou o texto que alivia as penas de quem tramou e executou o golpe de 8 de janeiro de 2023.


Além das frentes e do PSOL, compareceram também diversos partidos, movimentos sociais, sindicatos, organizações estudantis e juventudes, coletivos, além de uma grande massa popular de cidadãos e cidadãs indignados com mais esse atropelamento da Câmara presidida por Hugo Motta sobre o povo. Ao invés de discutirem pautas relevantes para a classe trabalhadora brasileira, como o fim da escala 6 x 1, esperam a calada da madrugada para blindar criminosos lesa-pátria.


Saiba tudo sobre o ato aqui.



Governo escala Boulos para articular fim da escala 6x1


ree

O governo Lula designou o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos (PSOL), para articular pessoalmente na Câmara dos Deputados a aprovação do fim da escala 6x1 e a instituição da jornada 5x2 com limite de 40 horas semanais. A decisão representa uma resposta direta ao relatório do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), aprovado na subcomissão que discute o tema, que mantém a escala 6x1 e propõe apenas redução gradual da carga horária.


"Fala-se muito que não podemos reduzir a jornada porque nossa produtividade é menor. Mas como ela vai aumentar se a trabalhadora e o trabalhador não têm tempo para estudar, descansar e melhorar suas condições de trabalho?", questionou Boulos. "O tema envolve números e impactos econômicos, mas envolve também humanidade. O mercado se adapta, como se adaptou à redução de jornada da Constituição de 88, como se adaptou à CLT."


Entenda essa articulação aqui.



PSOL aciona MPF contra Meta por censura a perfis de esquerda


ree

As deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) acionaram o Ministério Público Federal para apurar a ocultação de perfis de esquerda no Instagram durante a votação do PL da Dosimetria, projeto que beneficia golpistas condenados, incluindo Jair Bolsonaro, e a tentativa de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). A representação, que também é endossada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mira a Meta, empresa responsável pela plataforma.


O chamado "shadowban" – ocultação de perfis sem aviso ou justificativa – ocorreu justamente quando centrão e extrema-direita articulavam a aprovação do projeto na madrugada de quarta-feira (10). Contas de políticos de esquerda que se opunham ao PL e denunciavam a truculência contra o deputado Glauber Braga foram sistematicamente ocultadas. Perfis de parlamentares incluindo o presidente Lula, a primeira-dama Janja da Silva, a ministra Gleisi Hoffmann (PT) e diversos outros do PSOL e PT ficaram inacessíveis nas buscas.


Veja mais sobre esse absurdo aqui.



Mais de 1,5 milhão ficam sem luz por mais de 24 horas em São Paulo e Enel ‘lava as mãos’


ree

Mais de 24 horas após o vendaval que atingiu São Paulo nesta semana, cerca de 1,5 milhão de pessoas continuaram sem energia elétrica nesta quinta-feira (11), segundo dados da Enel Distribuição São Paulo. No auge da crise, cerca de 2 milhões de imóveis ficaram no escuro simultaneamente – aproximadamente um quarto das residências atendidas pela concessionária. A empresa italiana segue sem previsão para restabelecer 100% do fornecimento.


O apagão tem um agravante: a gestão Ricardo Nunes (MDB) acumulava 19.175 pedidos de poda e remoção de árvores em aberto até setembro. O manejo arbóreo é uma das principais ações preventivas para evitar acidentes e preservar a rede elétrica. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 1.300 chamados relacionados a quedas de árvores durante o vendaval, o que leva a queda de energia.


Entenda essa calamidade aqui.



TJ-SP permite vazamento de dados de mais de 50 crianças em sites públicos e nega responsabilidade


ree

Dados sigilosos de crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo foram vazados para sites jurídicos, como Escavador e Jusbrasil. As informações incluem nomes completos, idades e detalhes sobre atos infracionais. A exposição viola o artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe qualquer divulgação que permita identificar adolescentes envolvidos em atos infracionais.


A Defensoria Pública classifica o caso como inédito. O Núcleo Especializado da Infância e Juventude já contabiliza mais de 50 casos confirmados, com estimativa real significativamente maior. As consequências são concretas: adolescentes em processo de ressocialização foram demitidos após empregadores encontrarem as informações na internet, e outros abandonaram a escola devido ao constrangimento.


Saiba mais sobre esse grave crime aqui.



Cultura | "Eu sou o Brasil: artistas populares", no Sesc Santo Amaro


ree

O Sesc Santo Amaro recebe até 28 de dezembro a exposição "Eu sou o Brasil: artistas populares", com 57 obras pertencentes ao Acervo Sesc de Arte. A mostra, com curadoria de Renan Quevedo, reúne produções de 30 artistas autodidatas de diferentes regiões do Brasil, revelando a pluralidade e a potência simbólica da arte popular – força criativa marcada pela ancestralidade, memória coletiva e resistência.


Organizada em quatro núcleos temáticos – Fauna e Flora, Cotidiano, Ofícios e Festas –, a exposição inclui pinturas, esculturas, xilogravuras e objetos que celebram saberes transmitidos de geração em geração. Entre os artistas presentes estão nomes como J. Borges, Maria Lira Marques, Berbela, Waldomiro de Deus, Zica Bergami, José Antônio da Silva e Suene Oliveira Santos.


Mais informações sobre a exposição aqui.

Comentários


bottom of page