#4 | Newsletter do PSOL de São Paulo
- imprensa5967
- há 5 dias
- 4 min de leitura

Apresentação
Seja bem-vinda(o) à newsletter do PSOL na cidade de São Paulo!
Aqui vamos compartilhar as novidades do partido na capital. Agendas, notícias, resoluções partidárias, ações da nossa bancada na Câmara de Vereadores, além de destaques sobre os principais problemas da cidade.
É hora de fortalecer nossa luta. Militante bem informado está mais preparado para os desafios futuros! Esperamos que esse novo instrumento ajude a circulação de informações e a organização partidária.
Toda semana no seu e-mail! Divulgue, cadastre-se. Boa leitura!
1º de Maio na Paulista: pelo fim da escala 6x1

O tradicional Dia Internacional dos Trabalhadores, no dia 1º de maio, reunirá, a partir das 9h da manhã na praça Osvaldo Cruz, diversos movimentos sociais, convocados pelo VAT, Intersindical, Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos e outras organizações, com o objetivo de se manifestar pela redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1.
O PSOL convoca toda sua militância para se somar nesse dia importante para que a PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), comece a tramitar com mais rapidez em Brasília.
Saiba mais aqui.
PSOL no Bairro: encontros das regionais Centro e Leste acontecem no dia 10 de maio

As reuniões das regionais Centro e Leste marcam o início da ação PSOL no Bairro, iniciativa de reorganização que visa reforçar a territorialização do partido nos bairros e periferias de São Paulo. Com base em uma resolução aprovada pela Direção Municipal, o PSOL busca ampliar sua atuação territorial, ouvindo a base e fortalecendo a organização popular em todos os cantos da cidade.
Na Regional Centro, o encontro está marcado para o dia 10 de maio, às 14h, na sede do PSOL SP (Rua São Martinho, 12 – Santa Cecília). Antes disso, será realizada uma reunião preparatória no dia 28 de abril, às 19h, com o objetivo de discutir pautas e definir os encaminhamentos para o encontro principal. Na Regional Leste, o Encontro também acontece no dia 10 de maio, com local e horário a serem confirmados em breve. Este encontro será mais um passo para estreitar a relação do PSOL com a população da região e discutir os desafios locais.
Saiba mais sobre os encontros aqui.
Big techs recuam: audiência convocada por Boulos conquista mesa de negociação, PL e diálogo com entregadores

Na última quarta-feira (23 de abril), a luta dos entregadores de aplicativo alcançou uma conquista importante: após anos de resistência e organização da categoria, uma audiência pública na Câmara dos Deputados — convocada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) — resultou em compromissos concretos do governo federal, do Congresso e até mesmo das grandes plataformas digitais, como o iFood. É a primeira vez que as big techs assumem publicamente a disposição de dialogar com os representantes dos trabalhadores que movem seus lucros.
Entenda os detalhes aqui.
Favela do Moinho resiste: PSOL denuncia remoção violenta e arbitrária promovida pelo governo Tarcísio

Na última segunda-feira (22 de abril), os moradores da Favela do Moinho organizaram um ato corajoso contra a remoção arbitrária de suas casas, promovida pelo governo de Tarcísio de Freitas. A mobilização denunciou a violência com que o Estado iniciou o processo de despejo, ignorando completamente o diálogo em curso com a comunidade. O protesto, organizado pelos próprios moradores, foi um grito por dignidade e permanência no território.
A Favela do Moinho, uma das últimas favelas no centro de São Paulo, vinha negociando com o poder público alternativas dignas em relação à remoção. Os moradores reivindicavam o direito à permanência e o desenvolvimento de um projeto de urbanização com participação popular. No entanto, essas tratativas foram abruptamente ignoradas com a chegada de tratores e a remoção forçada de famílias, revelando o caráter autoritário da política habitacional do governo Tarcísio.
Saiba mais.
Câmara de São Paulo aprova reajuste abaixo da inflação e ignora reivindicações de servidores da Educação

Na última terça-feira (22), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 416/2025, que estabelece um reajuste salarial de 2,6% para os servidores municipais a partir de maio deste ano. A proposta, enviada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), foi aprovada por 31 votos favoráveis e 15 contrários, em uma sessão marcada por protestos de servidores e embates entre parlamentares.
O reajuste proposto está abaixo da inflação acumulada entre março de 2024 e março de 2025, que foi de 5,16% segundo o IPC-Fipe. Além disso, é inferior ao aumento de 4,5% concedido recentemente aos funcionários da própria Câmara e do Tribunal de Contas do Município (TCM). A proposta prevê ainda um segundo reajuste de 2,55% a partir de maio de 2026.
Entenda melhor esse ataque aos trabalhadores da educação aqui.
Plebiscito Popular: PSOL no debate e na luta por Direitos Trabalhistas e Justiça Tributária

No dia 10 de abril, a cidade de São Paulo foi palco do Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular 2025, uma iniciativa organizada por mais de cem entidades, incluindo movimentos sociais, partidos políticos e organizações da sociedade civil. O evento, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), marcou o início da mobilização para coletar as opiniões da população sobre questões fundamentais para a classe trabalhadora e os mais pobres do Brasil: o fim da escala 6x1, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, com a taxação dos super-ricos.
Entenda aqui o processo e as principais questões levantadas por esse plebiscito.
Cultura | Mostra no CCBB-SP destaca presença indígena no cinema e narrativas dos povos originários

Entre os dias 26 de abril e 25 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB-SP) recebe a mostra Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena, uma programação inédita que reúne 33 produções audiovisuais de diversos povos originários, como Maxakali, Kuikuro, Yanomami, Mbya-Guarani, Xavante e muitos outros. Com entrada gratuita, a mostra propõe uma imersão nas múltiplas visões de mundo e nos modos de narrar próprios das culturas indígenas, valorizando o cinema como ferramenta de autorrepresentação, memória e resistência.
Mais informações sobre a mostra aqui.
Comments