#21 | Newsletter do PSOL de São Paulo
- imprensa5967
- 25 de ago.
- 4 min de leitura

Newsletter do PSOL | 21ª Edição
Toda semana, no seu e-mail.
Boa leitura!
Regional Centro realiza formação sobre tarifaço de Trump e a defesa da soberania nacional

Na próxima terça-feira (26 de agosto), a regional Centro do PSOL São Paulo – parte da iniciativa PSOL no Bairro, de territorialização do partido nas regiões da cidade – promove uma nova formação para a sua militância: O Tarifaço de Trump e a Soberania Nacional, com a participação convidada da economista Camila de Caso e do professor Valério Arcary, ambos do PSOL, a partir das 18h30, no Al Janiah (bar, restaurante e espaço palestino na região do Bixiga).
Desde o início de suas atividades, a regional Centro tem construído formações e ações concretas de qualificação da sua militância local, além de preparar o partido como um todo para os desafios da conjuntura. Desta vez, os convidados trazem uma análise sobre o que está em jogo em meio aos ataques do presidente estadunidense Donald Trump ao Brasil, e a importância da defesa intransigente da soberania brasileira em meio a essas ameaças.
Saiba mais detalhes da formação aqui.
Gestão Nunes congela pagamentos após ano eleitoral de gastos recordes

A Prefeitura de São Paulo, sob comando de Ricardo Nunes (MDB), anunciou recentemente o congelamento de pagamentos e a redução de despesas em diversas áreas da administração municipal. A medida, que já impacta repasses e compromissos assumidos pela gestão, acendeu o alerta sobre a forma como a máquina pública foi utilizada no último ano eleitoral, quando os gastos da prefeitura bateram recordes.
Em 2024, ano de eleição municipal, a prefeitura gastou R$ 64 bilhões, o maior valor da história, com aumento de 22% em relação a 2023. Grande parte desses recursos foi direcionada a obras de visibilidade imediata, sobretudo em infraestrutura e recapeamento de ruas, que cresceram mais de 70% em um único ano. Agora, com a vitória garantida, a realidade é bem diferente: em 2025, a gestão anunciou um contingenciamento que pode atingir até R$ 4,8 bilhões, travando pagamentos a fornecedores e adiando projetos em andamento.
Veja mais informações sobre esse novo escândalo de Nunes aqui.
Erika Hilton é eleita melhor deputada federal de São Paulo em 2025 pelo Prêmio Congresso em Foco

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) conquistou novamente o título de melhor deputada federal de São Paulo no Prêmio Congresso em Foco 2025, com 256.903 votos, em votação feita integralmente pelo público. Este ano, o prêmio reafirma seu protagonismo político e sua relação de confiança com o povo, reforçando que sua voz é essencial no debate democrático.
Não foi a primeira vez que Hilton recebeu essa distinção: em 2024, já havia sido eleita melhor deputada do país pela votação popular, superando mais de 88 mil votos e solidificando sua posição como liderança relevante no Congresso.
Saiba mais sobre essa conquista de Erika aqui.
Ediane Maria vai para cima de Nunes por falta de repasse de recursos à cultura

A deputada estadual Ediane Maria (PSOL-SP) enviou um ofício à prefeitura de São Paulo exigindo de Ricardo Nunes informações sobre editais de fomento à cultura que ainda não foram repassados ao destino final. A parlamentar também pediu ao Tribunal de Contas do Município uma auditoria imediata do orçamento de cultura e regularização das verbas para a cultura, sistematicamente negligenciadas pela gestão atual.
Não é a primeira vez que Ricardo Nunes arruma problemas com os editais da cultura. No início de 2025, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo não se valeu de ações afirmativas para a convocação dos suplentes de editais da Lei Paulo Gustavo (LPG). Isso levou à mobilização dos candidatos, uma vez que o chamamento deveria considerar cotas previstas em uma normativa do Ministério da Cultura, já que os recursos provêm da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Já era Nunes fazendo um gesto contra as cotas para a direita.
Entenda melhor sobre o caso.
PSOL e PT lançam abaixo-assinado contra despejo do Teatro de Contêiner, símbolo cultural violentamente atacado

Na última terça-feira, 19 de agosto, artistas ligados à Cia Mungunzá de Teatro enfrentaram uma ação de reintegração de posse realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) no prédio onde funciona o Teatro de Contêiner Mungunzá, situado no bairro da Luz. A intervenção foi marcada por truculência: agentes usaram spray de pimenta, quebraram paredes para fora pelas entradas e ameaçaram os artistas — um ato ocorrido sem diálogo ou dilação de prazo. O Ministério Público de São Paulo agora exige explicações da Prefeitura sobre a ação, especialmente se houve mandado judicial, e solicitou reunião para discutir o caso. A reintegração interrompeu abruptamente as tratativas da companhia com o poder público, mesmo diante de solicitação formal de prorrogação do prazo com apoio institucional.
Em resposta, vereadores do PSOL e do PT protocolaram um abaixo-assinado na Câmara Municipal para impedir a saída forçada da companhia do espaço que ocupa desde 2017. O Teatro de Contêiner, construído com onze unidades modulares de contêiner, exerce presença constante na região da Cracolândia com cerca de 4.000 atividades artísticas e comunitárias realizadas ao longo de quase uma década, destacando-se como espaço de cultura de base, memória e acolhimento.
Saiba o que está em jogo para a cultura de São Paulo aqui.
Cultura | Mundo Zira: Uma Viagem ao Universo Criativo de Ziraldo no CCBB São Paulo

Até 27 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo recebe a exposição interativa "Mundo Zira", uma homenagem ao legado do cartunista e escritor Ziraldo. Localizada no Espaço Anexo, a mostra oferece uma experiência imersiva que convida o público a explorar o universo lúdico e crítico do autor de "O Menino Maluquinho".
A exposição apresenta áreas temáticas dedicadas a obras como "Flicts", "O Menino Quadradinho" e "A Turma do Pererê", proporcionando uma jornada que estimula a criatividade e a imaginação dos visitantes. Combinando painéis projetados e artes gráficas, o percurso permite que adultos e crianças interajam com o conteúdo, cocriando e personalizando a arte de Ziraldo em composições digitais.
Veja mais sobre a exposição aqui.



Comentários